domingo, 19 de maio de 2013

MEI Atenção.. Ação

Então prometi adiantar algo mais sobre 'a saga' para se fazer um MEI.
Tive bastante capricho desta vez, pois apesar de ser simples, se formalizar, é onde a gente se perde, por achar que os pequenos percalços iniciais da formalização são os 'grandes' desafios.
São só o começo.
 Recomendo que se tenha cópia impressa de toda a documentação que chega a suas mãos ou seu email, pois os backups e canhotos 'thermo gravados' por si só não são garantia; pois sempre é bom ter um documento em mãos para consultas, e do qual se possa fazer mais umas cópias se necessário for, (principalmente do certificado de Micro-Empreendedor).
Atualizar-se é muito importante, e a primeira coisa que creio ser fundamental, é se ter uma agenda (listagem/relação de afazeres) para marcar as datas e compromissos até a efetiva formalização total do negócio.
A conta bancária é igualmente importante, mas apesar da recomendação de se fazer uma conta jurídica nos bancos indicados (Brasil ou CEF) encontrei melhor apoio no Itaú, até mesmo o programa de gerar boletos é mais simples.
 Pesquisar para ter certeza de que, o que se aprendeu é o jeito mais correto de se fazer as coisas é muito importante, pois nas atuais conjunturas, existem múltiplas formas e condições para se realizar o que se pretende (pois podem existir semelhantes piores ou melhores);
 até mesmo o preço de uma cópia (xerox, impressora tinta/laser, fax, fotocópia, mimeógrafo) é bom pesquisar.
Outra 'coisa' que me surpreendeu, é que preciso de um Certificado Digital, se eu quiser emitir uma nota fiscal eletrônica (o que todos vão ter que ter em breve), e em breve
 também vai ser obrigatório ter o e-CPF, mas ainda não é obrigatório;
 o melhor preço que consegui achar, foi me filiando a Associação Comercial,
 (de São Paulo viabilizou isso), (cuidado com nomes parecidos que querem cobrar filiação que parece obrigatória, mas não é) onde consegui um bom desconto,
 outro produto que eles oferecem (além de cursos e palestras) é a participação na 'loja virtual' com pagamento de uma taxa que é menor que nos outros lugares que oferecem host (hospedagem);
 (não consegui aproveitar ainda, pois faltou-me tempo para fazer fotos do que eu gostaria de expor nesta loja).
Uma coisa é se falar em 1(um) aqui, fora da Web, mas na internet, 1 vira mil rapidinho em dois cliques, e eu precisaria estar preparado para atender a isso, (não estou).
Cartão de visita, panfleto, anúncio em jornal do bairro, cativar o cliente para o boca a boca, ainda parece ser o melhor, e claro está que aproveitar a curiosidade de quem fica 'olhando' quem está trabalhando, além de ser um ótimo boca-a-boca ainda dá referências (vi em tal lugar...). (Tratar com bom humor sempre.)
Agora o que julgo muito importante também, antes mesmo de abrir uma conta corrente jurídica,
 é fazer o plano de trabalho, (levei um tempão para fazer ele, pois sempre 'aparecem' mais detalhes a serem considerados),
 e um fluxograma para entender a mecânica da ação (descobri nisso que estava deixando de ganhar um troco, por estar pulando uma etapa antes da comercialização, deixando de agregar o devido valor), mas muito mais que isso, é para que você possa retornar ao rumo quando se desviar dele.
Recente descobri no Banco Confia (veja um outro Blog, está no meu perfil) (Grupo MUDAP), que eles dão cursos que podem ajudar bastante a quem não tem ideia de como tudo isso funciona, pois as orientações apesar de simples, se forem seguidas ao pé da letra, vão funcionar muito bem para que você consiga sobreviver nestes tempos iniciais da formalização.
 (se for bom ouvinte; e anotar um rascunho do que é comentado é bom para revisar e relembrar ).
Quero deixar um alerta (vou pagar caro pelo erro), para uma armadilha.
 Quando vc se formaliza, aparecem umas oportunidades muito, muito boas mesmo para se deixar passar, no meu caso foi ajudar a implantar 3 creches, deveria ter ficado com só uma, pois além de me desviar de meu plano original, apresentaram-se contratempos,  que me prejudicaram em todo o desenvolvimento que pensei ter conseguido apressar (em relação ao plano); o contrato que firmei para a prestação de serviços, estava respaldado em um repasse de convênio firmado pela prefeitura, que além de não conseguir repassar a verba, resolveu como certo findar o convênio de forma unilateral. (alegaram improbidade administrativa, entre outros, sendo que no contrato do convênio constava a não retenção de recursos de RH mas 30 professores ficar 3 meses sem receber salário, quem dirá esse mero prestador de serviços). Bom, não cabe a mim discutir o mérito da questão, serve apenas para ilustrar o que citei antes, uma ótima oportunidade de desenvolvimento, que para a pessoa jurídica foi muito bom, mas para as finanças e desenvolvimento do projeto (firma) como um todo, creio que vai me atrasar uns 5 anos.
Bom, outra coisa que também considero muito importante e que aprendi a valorizar nesse 1 ano de CNPJ é o relatório diário de atividades (ddt)(dormi o dia todo deve constar), pois é o costume de anotar, que vai te salvar amanhã, quando tiver de lembrar, a que horas e em que data, vc se comunicou com 'fulano', ou que combinou uma entrega, ou que ficou de retornar para verificar se a tua garantia de 3 meses (PROCON) está OK, e com isso aproveitar a satisfação do cliente para renovar outro acordo comercial, ou garantir uma indicação.
Fotografar as coisas, hoje em dia tem celular então não é mais um bicho de 7 cabeças, guarde um arquivo no computador, ou grave um CD ou Pen Drive, além de argumentos, vc consegue fazer um álbum, que pode te valer algum cliente quando vc for perguntado para quem vc já fez, e o que, pois uma imagem equivale a mil palavras.
Sei que são muitas DICAS, mas não passam disso
a tua rotina diária só requer uma coisa, fidelidade ao programa que você mesmo elaborou (ou deveria ter feito) como objetivo para: 3 meses, 6 meses, 9 meses, 1 ano, 5 anos; reler essa carta a cada objetivo alcançado, e ver o que pode ser mudado, ou o que faltou ser feito, mas antes de tudo e além de tudo só vale lembrar que você tem que se mexer ..AÇÃO.. e persistência.
Se te parecia bom quando você planejou,
 com certeza você foi levado a isso por uma pesquisa de mercado que você realizou mesmo sem perceber; faça uma proposital a cada objetivo alcançado, e veja o que pode ser agregado, uma imagem, lembrança, receita, de repente tem uma renda extra a ser ganha, que não deu para 'imaginar' quando escreveu 'o plano', como meio de fidelizar o cliente.
Tenho observado os anúncios que aparecem no blog, lembrem-se, anúncios são oportunidades de aprimorar o seu próprio, veja como eles se apresentam, e o que você pode fazer ou melhorar no seu; isso também é ficar de olho na concorrência, pois a tua propaganda está disputando com o olhar de quem quer precisa ou gosta de comprar.
Próxima semana (ou antes) tem mais.
Até..(em 29/Mai fiz uma pequena edição)
PS.: Muito importante pra mim, é ter um comentário seu a respeito do que acabei de escrever; insira um clicando nos 'comentários' abaixo. Grato Uli.

Um comentário:

  1. Pesquisas, pesquisas e mais pesquisas, não sabe? pergunte, qualquer resposta serve, ja que você não tem uma, comece com aquela que te dão, selecione entre as 20 que recebeu, aquela que mais parece fácil de seguir, é onde me encontro, fui fazer uma graduação, ja que para ter acesso a certas pesquisas ou cursos, é obrigado a ter uma graduação ou estar estudando.. então.. ADM lá vou eu, 5,5 anos é um bom projeto, termino junto com o inicial, e não preciso mais me sabotar, dizendo que não posso ir atrás do que preciso 'saber', kkkk alguém com certeza ja pesquisou, poucos se deram o trabalho de escrever a respeito, e poucas são as chances de encontrar 'aquela' resposta ou inspiração do que se busca, e quando alcançar, já tem um plano?... Preciso rever as metas para 3, 6, 12 meses, 5 anos 10, e agora estão me pedindo para escrever sobre o quero que seja lido sob meu nome daqui a 200anos, kkkk e eu que pensei que estava planejando muito! ...
    e a 'saga' continua, sobrevivi até aqui, é mais um passo para ir adiante..
    Boas 'pesquisas'.

    ResponderExcluir

Seja criativo; crianças podem ler seu comentário?